Mesa I: Educação, Ciência e Tecnologia: Interiorização da pós-graduação

Participante: Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Secretária de Ciência,Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

Biografia: Secretária de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Sandra é formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1987), com especialização em Medicina Social Sob a Forma de residência médica pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Antes de assumir o cargo de secretária da Secti, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro ocupava a função de reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Participante: Prof. Dra. Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves, Professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia e professor titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Participante: Prof. Dr. Elizeu Pinheiro da Cruz , Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação-IFBA, Bahia, Brasil.

Biografia: Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA), Bacharel em Humanidades (UFBA) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem interesse por ciências biológicas e ciências sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia da prática científica, discursos sobre a biodiversidade da caatinga, sexualidade, gênero e ciência, história do ensino de ciências e processos criativos de formação e atuação docente.

Participante: Prof. Dr. Ivanildo Antonio dos Santos , Professor da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP (2005). Concluiu o mestrado em Tecnologia Nuclear - Materiais, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares / IPEN - USP (2008) e o doutorado na mesma instituição ( IPEN - USP), com período sanduíche no Leibniz-Institut für Kristallzüchtung, em Berlin (2012). Deu início ao pós-doutorado no IPEN-USP em continuidade à pesquisa na área de termodinâmica computacional e diagramas de fases (2013). Atualmente é professor EBTT com dedicação exclusiva no Instituto Federal da Bahia - IFBA-Campus Eunápolis e Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPGI do IFBA. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Crescimento de Cristais, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento de cristais, cristais de fluoretos para aplicação em laser do estado sólido, equilíbrio de fases e modelagem termodinâmica de diagramas de fases.

Participante: Prof. Dr. Márcea Andrade Sales, Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação PPG-UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Campus I. Professora Permanente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB. Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação PPG UNEB (2020). Representante das Universidades Estaduais no Fórum de Mestrados Profissionais em Educação FOMPE. Vice Coordenadora do Mestrado Profissional GESTEC UNEB (2013-2015).

Moderador: Prof. Dra. Lívia da Silva Modesto Rodrigues, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Bahia, Brasil.

Biografia: Pós-doutorado realizado pela Universidade Portucalense/Universidade Salvador em Estudos Interdisciplinares sobre Políticas Públicas Promotoras de Igualdades (2019), é Doutora em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2016), Membro da Academia de Ciências Contábeis da Bahia (2015), Mestre em Contabilidade pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa Visconde de Cairu - (2004), Especialista em Auditoria Fundação Visconde de Cairu (1998), Especialista em Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas - Universidade Salvador (2014), Graduada em Ciências Contábeis - Universidade Salvador (1993) e em Administração de Empresas - Faculdade Batista Brasileira (2007). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e Coordenadora de Tutoria dos Cursos de Administração Pública (2015-2018) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Possui experiência em Coordenação de Curso Superior nas modalidades Presencial e à Distância na área de Ciências Contábeis e Administração Pública.


Palestra: Energia Eólica - Cadeia do setor eólico, com ênfase na empregabilidade

Participante: Cândida Cataldi , Gestora de carreiras e negócios

Biografia: Profissional com 12 anos de carreira em multinacionais, desde vendas B2B, B2C, planejamento de manutenções preventivas e corretivas, grandes corretivos, melhorias de desenho, gestão de contratos, gestão de projetos, gestão de recursos, coordenação de equipes, gestão de KPI’s, SGI, gestão de fornecedores.

Participante: Ana Cecília de Almeida Souza , Engenheira de Energia.

Biografia:Engenheira de Energia pela Universidade Fumec - 2012 (Belo Horizonte) MBA em Gestão Estratégica de Negócios - Centro Universitário UNA 2017 (Belo Horizonte) Especialista em Energia Eólica - Senai / CTGas 2020 (Natal/RN) Msc. Administração - Universidade Fumec 2020 - Dissertação intitulada: Governança Policêntrica, Governanca Corporativa e Gestão no Setor Eólico Brasileiro. Atua há 9 anos com energias renováveis sendo energia solar térmica (utilizada para aquecimento de água) e energia eólica.

Participante: Ricardo Couto , Engenheiro Civil.

Biografia:Engenheiro Civil graduado na Universidade de Fortaleza, MBA Executivo pelo IE Business School em Madrid, MBA em Finanças Corporativas pela PUC-RJ e Pós Graduação em Avaliação Social de Projetos pela PUC-Chile. Atualmente exerço a função de Sales Manager LATAM da Flex Wind e possuo mais de 20 anos de experiência nos setores de distribuição e geração de energia elétrica e ainda no indústria de telecomunicações. Carreira desenvolvida predominantemente na área comercial onde pude desenvolver produtos e serviços no Brasil e em países LATAM e ainda Península Ibérica.

Moderador: Prof. Dr. Juliano da SIlva Lopes, Professor Efetivo do Instituto Federal da Bahia, Campus Irecê, Bahia, Brasil.

Biografia: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas e em Agricultura Familiar e Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador e Doutor em Engenharia Industrial (Desenvolvimento Sustentável de Processos e Produtos) pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como Instrutor para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Professor na Universidade do Estado da Bahia, Assessor Técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Consultor para o Ministério do Desenvolvimento Agrário/Confederação Nacional da Agricultura e Coordenador na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, tendo representado esta Secretaria no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Câmara Setorial do Cacau e Programa Bahia do Trabalho Decente em parceria com a Organização Internacional do Trabalho.



"Coferência Magna: Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Participante: Prof. Dr. Michel Jean Marie Thiollent, UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, Brasil.

Biografia: Michel Thiollent é francês e está há 26 anos no Brasil, sociólogo, doutor em sociologia e economia. É autor de livros como “Metodologia da pesquisa-ação” e “Pesquisa-ação nas organizações”. Suas áreas de estudos abrangem desenvolvimento local, extensão universitária, sistemas agroindustriais, inovação tecnológica e organizacional. Doutorado em Sociologia - U niversité de Paris V (René Descartes) (1975). Formação em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1966-1971). Trabalhou como Professor da UNIGRANRIO no PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (2011-2019). Anteriormente: Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (1980-2011). Professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (1975-1980). Tem experiência nas áreas de Estudos Organizacionais; Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Participativa; Gestão de Projetos Sociais e Educacionais.

Participante: Prof. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima, Pró-reitora de Extensão da UNEB.

Biografia: Pró-Reitora de Extensão da UNEB e integra os grupos de pesquisa da UNEB : ENLACE - Estudos sobre gênero e Sexualidade , EDUCATIO- Planejamento e Gestão e educaconal e NGEALC Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas, ambos registrados no cnpq. Atualmente preside o FORPROEX _ Fórum de Pro-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior do Brasil.

Participante: Prof. Dr. Jancarlos Menezes Lapa , Pró-Reitor de Ensino - IFBA, Bahia, Brasil

Biografia: Pró Reitor de Ensino do IFBA. Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

Participante: Prof. Dra. Dayse Lago de Miranda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, Brasil.

Biografia: Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGeduC/DEDC/UNEB (2010/2018), especialista em Alfabetização pela Faculdade de Educação da Bahia, (1994), licenciada em Letras (1988) e Pedagogia (1991) pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Realizou doutoramento sanduíche no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho-Portugal), com financiamento das agências CAPES-Brasil e FCT-Portugal. Vinculada ao grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professor-DUFOP. Atualmente exerce a função de Assessora Chefe da UNEB, (123/2019), Coordenadora Geral do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP), membro do Grupo de Estudos em Assessoria Pedagógica Universitária e membro do Fórum Estadual de Educação/BA. É professora assistente do Departamento de Educação/DEDC/UNEB. Atuou como Pró-Reitora de Ensino de Graduação/UNEB (Port. 507/2018), Chefe de Gabinete da UNEB- Universidade do Estado da Bahia. No Departamento de Ciência e Tecnologia/ DCET/Campus XVI/UNEB, atuou na Coordenação de Colegiado de Pedagogia do e Diretora de Departamento. Exerceu, ainda, a Gerência de Currículo Acadêmico/PROGRAD/UNEB, Coordenação Institucional do PIBID/CAPES e Secretária da Câmara de Graduação da ABRUEM (2018-2021) . Tem experiência na área de educação infantil, estágio supervisionado e alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, alfabetização, docência universitária. Contato: dayselago@gmail.com ou dmiranda@uneb.br.



Mesa II: Participação e Cultura Digital: Uma Análise dos Impactos e Contribuições para a Sociedades

Palestrante: Dr. Hadi SABA AYON, Ph.D, pesquisador em Ciências da Informação e da Comunicação, Universidade Le Havre Normandie, França.

Biografia: É pesquisador e palestrante convidado em Ciências da Informação e da Comunicação. Ele está associado ao laboratório de pesquisa multidisciplinar UMR 6266 CNRS IDÉES na Universidade de Le Havre Normandie na França; e ao grupo de pesquisa TIPEMSE da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Brasil. Suas pesquisas se concentram em comunicação interpessoal, cultura digital, deficiência, saúde mental e participação social.



Palestrante: Dra. Nia Sarinastiti , Professora associada na Escola de Comunicação da Universidade Católica Atma Jaya - Indonésia.

Biografia: Doutorado em Estudos de Comunicação - University of Indonesia, Mestrado - University of Colorado at Boulder, Bacharelado - Gadjah Mada University (UGM). Bolsista da Fulbright - AMINEF (2003), Indonésia Forestry Community (1990-92), Indonésia Cultural Foundation 991- 92). e Miss Campus da Indonésia (1988-1989). Líder de parcerias de desenvolvimento da Accenture. Tem quase 30 anos de experiência no setor de comunicação - comunicação organizacional, corporativa e de marketing; relações com a comunidade, engajamento das partes interessadas e boa governança e sustentabilidade. Ela é membro do Conselho Executivo de diversas organizações: Coalizão Empresarial da Indonésia para Empoderamento das Mulheres (IBCWE), Diálogo de Serviços da Indonésia e Links de Negócios da Indonésia. Expertise: Gestão da Mudança; Comunicação Organizacional; Estratégia de comunicação integrada e avaliação; Engajamento das partes interessadas; Responsabilidade Social e Ambiental Corporativa; Comunicação de Marketing; Notícias e redação criativa; contação de histórias.



Palestrante: Dra. Dorien Kartikawangi , Escola de Comunicação da Universidade Católica Atma Jaya da Indonésia, Jacarta.

Biografia: É Doutora em Ciências da Comunicação pela Universitas Indonesia, Jakarta, Indonésia; Mestre em Ciências da Comunicação pela Universitas Indonesia, Jacarta, Indonésia; Bacharel em Comunicação de Massa pela Universitas Sebelas Maret, Surakarta, Indonésia. É Professora Associada e Diretora da Escola de Comunicação da Universidade Católica Atma Jaya da Indonésia, Jacarta. Palestrante na Escola de Comunicação e no Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade da Indonésia, em Jacarta. Seu foco de ensino e pesquisa é em comunicação organizacional, relações públicas, responsabilidade social corporativa (RSC) e comunicação digital. Ela foi premiada com a bolsa Supersemar, Stanvac, Canada World Youth - Ministério da Educação e Cultura, JICA e Erasmus +. Dorien envolve-se em diversas organizações sociais a nível nacional e internacional na condição de Chefe da Divisão de Colaboração da Associação de Educação Superior de Comunicação da Indonésia (ASPIKOM); É Chefe da Divisão de Pesquisa e Competência da Associação Indonésia de Relações Públicas (PERHUMAS); Faz parte do Comitê da Rede de Pesquisa e Educação de Relações Públicas da Ásia-Pacífico (APPRREN) e membro da International Communication Association (ICA). Ela também é a fundadora da “House of Kartika Kusuma”, que supervisiona a DK Consulting, uma Biblioteca Pública e a Galeria Batik.



Palestrante: Dra. Rowena Capulong Reyes , Instituto de Artes e Ciências da Far Eastern University - Filipinas.

Biografia: Dra. Reyes é PhD em Estudos de Desenvolvimento e Bacharel em Artes da Comunicação pela Universidade de São Tomas. Ela também é ex-aluna do Instituto Asiático de Jornalismo e Comunicação, com mestrado em Gestão de Comunicação. Atualmente é Reitora do Instituto de Artes e Ciências da Far Eastern University (FEU). A Dra. Reyes ocupa o cargo de professora da FEU, administrando cursos de comunicação e educação vinculados ao marketing integrado, relações comunitárias e defesa social. Seu trabalho acadêmico integra governança espacial, vida associativa, mídia social e comunicação de marketing. Antes de ser nomeada Reitora, Reyes foi Gerente de Marketing e Comunicação da FEU de 2014 até maio de 2019. Desde 2019, Reyes é Presidente da Associação Filipina de Educadores de Comunicação (PACE). Anteriormente, ela ocupou o mesmo cargo na Associação de Educadores de Relações Públicas das Filipinas (PREAP) e foi a ex-Reitora do Colégio de Artes Liberais e Ciências do Colégio de San Juan de Letran, onde atuou como diretora fundadora do Instituto de Comunicação. Para além da academia, Reyes é membro do Comitê Executivo do Metro Manila Film Festival (MMFF) e é designada Presidente do Comitê de Educação do MMFF. É credenciada como conselheira de relações públicas, também é sócia e diretora administrativa da 5 BC Comunicação de Marketing Integrada.

Palestrante: Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim , Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, Brasil.

Biografia: Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal, UQAM; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná, UNICENTRO; Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Departamento de Educação I, atuando como: Secretário de Relações Internacionais (SERINT); Professor permanente do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC); Professor permanente do Curso de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC); Professor Permanente do Programa de Estudos Territoriais (PROET); Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade, GIPRES, investigando a tríade: movimentos sociais, sujeitos, processos formativos de sujeitos com ênfase nas representações socioespaciais, juventudes e na sustentabilidades em periferias urbana;, na aplicação didática de imagens e nos processos geotecnológicos. Pesquisador associado à ANPED, Coordenador do GT3 EPEN, Movimentos Sociais, Sujeitos e Processo formativos. Pesquisador associado ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social/Educação, CIERS-Ed, da Fundação Carlos Chagas; Fundador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação no Campo, na Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC_MS). Membro da Rede Universitária de Pesquisa em Estudos Migratórios - RUPEM.

Moderador: Dra. Ana Karine Loula Torres Rocha, Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, Brasil.

Biografia: Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB; doutorado sanduíche pela Open University - Inglaterra, atuando como pesquisadora internacional do Comitê Científico da Rede de Pesquisa Aberta COLEARN, no Knowledge Media Institute (KMi-OU), especialista em Gestão de Qualidade na Educação e em Educação a Distância, Bacharel em Administração de Empresas e Licenciada em matemática. Atua como docente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCHT Campus XVI - Irecê/Bahia nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenou o curso de Graduação em Administração a Distância / pólo: Irecê/Bahia pela UNEB e atualmente é coordenadora do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração; membro do Conselho Departamental; compôs a Comissão Setorial de Avaliação Institucional do DCHT - Campus XVI; é membro do Conselho Editorial do periódico: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) ; desenvolve projetos de extensão, pesquisa e de Iniciação Científica – IC e Tecnológica - IT vinculada ao CNPq. Atuou como docente na Educação Básica no Centro Territorial de Educação Profissional - CETEP/Irecê. É Formadora Estadual pela Superintendência de Políticas para a Educação Básica - SUPED e Diretoria de Acompanhamento Pedagógico, Planejamento e Articulação da Formação Continuada. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Territorial / CNPq e do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação, Gestão e Tecnologias - GENTTES / CNPq; faz parte dos grupos de pesquisa GEPET e Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.



Mesa III: Gestão de qual conhecimento?

Participante: Prof. Dr. Arnaud Soares de Lima Jr, Professor do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) - PPGEduC/ UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Graduação em Lic. Plena em Pedagogia - UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) - PPGEduC/ UNEB, líder do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades - UMANITÀ/ CNPq, Psicanalista Fundador do Instituto Transmissão e Clínica Psicanalítica - Dr. Sergio Santana, Salvador-BA, UNEB-CAMPUS I. Desenvolve Estudos Avançados e pesquisas nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação, Currículo e Psicanálise.

Participante: Prof. Dr. Dante Augusto Galeffi, Universidade Federal da Bahia, Bahia, Brasil.

Biografia: Professor titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA) É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética, mística e espiritualidade. Desenvolve atualmente a Teoriação Polilógica, uma Epistemologia da Complexidade própria e apropriada.

Participante: Prof. Dr. Djalma Fiuza Almeida, Pró-reitora de Extensão da UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB/2014-2017). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB/2011-2013). Especialista em Design de Produtos (Pós-Design) e em Artes Visuais. Graduado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Designer e Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade (ELLIS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (Umanità), antigo Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) e do Grupo de Pesquisa Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas (CARPA). Autor do Projeto e Pesquisador do Laboratório Multiuso e Espaço Colaborativo Virttus/Holodeck. Parecerista Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Estudos e pesquisas nas áreas de Gestão Educacional, Epistemologia, Design de Produtos e Design da lnformação. Membro do Instituto Freudiano e Clínica Psicanalítica (IFCP). Pesquisador do Projeto de Pós-Doutorado do Instituto de Psicanálise à Casa das Mercês - proposição da clínica psicanalítica com atendimento multiprofissional e elaborações teóricas em torno da educação.

Participante: Prof. Dr. Ruy José Braga Duarte, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, Brasil.

Biografia: Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS XII - Guanambi - Bahia (Licenciado à Coordenação de Políticas Sociais da Casa Civil do Estado da Bahia). D outor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2021), Membro do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Membro do Grupo GENTTES UNEB/CAMPUS IRECÊ. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2010), Especialista em Esporte Escolar pela UNB (2007), Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela UFBA (2008), Especialista em Gestão da Educação Profissional (2014) e Graduado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1989). Diretor Geral do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (2009 - 2015) e eleito membro para o Fórum Estadual de Educação Profissional da Bahia como representante dos diretores. Bolsista do convênio MEC / SEC / IAT, formação de professores, RENAFOR (2012 e 2013), pólos Itapetinga e Morro do Chapéu. Diretor Geral do Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Esporte Escolar e Educação Profissional, com ênfase em gestão escolar e Pesquisa e Intervenção social atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Escola, Educação Física, Esporte, Trabalho pedagógico, Intervenção Social, Pesquisa e Emancipação humana.



Mesa IV: Perspectivas contemporâneas e/da Educação

Participante: Profa. Dra. Maria de Fátima Araújo Frazão, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bahia, Brasil.

Biografia: Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (UNIFACS), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), bacharela em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Administração pela Faculdade Batista Brasileira (FBB). Professora Assistente, Nível B, em regime de Dedicação Exclusiva, lotada no Colegiado do Curso de Administração do Departamento de Ciências Humanas da UNEB no Campus I em Salvador. Editora Associada da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC). Coordenou o Curso de Administração do Departamento de Ciências Humanas da UNEB no Campus I, no biênio 2015/2016. Líder do Grupo de Estudos em Gestão Organizacional, Inovação e Sustentabilidade (GEPOIS); membro dos seguintes grupos de pesquisa: Sociedade Solidária Educação e Turismo (SSEETU) e do Grupo de Estudo e Pesquisa do Ambiente, Ecocidadania e Sustentabilidade (GEPAES). Atuou como professora formadora no Programa Nacional de Formação em Administração Pública na Universidade Aberta do Brasil/CAPES em parceria com a Universidade do Estado da Bahia. Atua em programas e projetos relacionados à empreendedorismo social, gestão estratégica, inovação, responsabilidade social e ambiental, turismo de base comunitária, economia solidária, sustentabilidade, desenvolvimento local.

Moderador: Prof. Dr. Joabson Lima Figueiredo, Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus XVI em Irecê

Biografia: Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Especialista em Estudos Literários (2007) pela mesma instituição. Além disso, é Mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) no Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural ( PPGLDC) defendendo a dissertação com o título MARCELINO IN MEMORIAM: A OUTRA MARGEM DE HERBERTO SALES. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese CARTOGRAFIAS CULTURAIS BAIANAS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NOS ROMANCES DE HERBERTO SALES. Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus XVI em Irecê. Ex-professor da UNEB, Campus XXIII em Seabra (2008-2011). Pesquisador em Literatura Baiana, em especial na obra de Herberto Sales e outros escritorxs Baianxs. Líder do grupo de pesquisa Aláfia. Professor- colaborador do Program de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras ( PPGEAFIN). Coordena um projeto de pesquisa na sobre Literatura e História que contou com dois bolsistas de iniciação Cientifica pela PPG/UNEB/Seabra e atualmente, conta com 10 discentes-voluntários e uma bolsista na UNEB XVI Irecê que discutem a crítica, a temática,literatura e história em autorias baianas, no campo ficcional e poético.(projeto de DE em pesquisa na UNEB). Ministrou aulas na Faculdade FACE e na UNEB campus V em Santo Antonio de Jesus, e na UNEB Campus XIII em Itaberaba, na UNEB Campus XXIV em Xique-Xique e na UNEB Campus IV em Jacobina ministrando componentes da área literária com vinculo de cooperação institucional. Professor e Ex-coordenador-acadêmico do curso de Pós - Graduação da ISEGO ( Iaçu e Seabra) Participou do Grupo de Estudo sobre a obra do escritor Antonio Torres e no grupo de pesquisa sobre LIteratura baiana criado na UEFS. Ex diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias do campus de XVI por duas gestões (2014-2016 e 2016-2018). Professor-pesquisador da EaD- Uneb do curso de Letras de Língua Inglesa e Espanhola em vários componentes. Realiza projetos de Extensão e de Iniciação a docência na UNEB com a interface Literatura e outras artes. Membro da ABRALIC. Poeta e ficcionista.



Mesa V: Experiências e desafios da interiorização da pós graduação-Representantes de pós-graduação implantadas

Participante: Prof. Dr. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros, Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP) - IFPB, Paraíba, Brasil.

Biografia: Professor Titular e Pesquisador do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB (2000), Mestrado em Informática pela UFCG (2003), Doutorado em Ciência da Computação pela UFPE (2013) e Aperfeiçoamento de 540hs em Metodologias e Ferramentas de Aprendizagem Ativa na Tampere University of Applied Sciences, Finlândia (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática na Educação, atuando nas linhas de pesquisa interação humano computador, educação a distância, aprendizagem analítica, mineração de dados educacionais e metodologias de aprendizagem ativa. Atua em projetos de P&D junto ao Polo Embrapii do IFPB como coordenador e pesquisador junto à empresas nacionais e internacionais. Experiência como coordenador e pesquisador em projetos de pesquisa e extensão financiados por órgãos de fomento como CNPq e Fapesq. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação do IFPB.

Participante: Prof. Dr. Renato Lima Novais, Professor do Departamento de Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Bahia, Brasil.

Biografia: Professor do Departamento de Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP) e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS). É membro do Comitê Técnico Institucional de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação desde 2018. Nos anos de 2016-2017 foi coordenador de ADS. É doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de seis meses no Centro Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental, MD, EUA. Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), e graduado em Ciência da Computação pela UFBA (2004). Foi pesquisador sênior do Fraunhofer Project Center at UFBA, onde atuou como coordenador adjunto do projeto RESCUER (2014-2017). Em sua pesquisa, tem investigado o uso de Visualização de Informação no contexto de Engenharia de Software, Gerenciamento de Emergências e Análise de Dados.

Participante: Prof. Dra. Sandra Célia Coelho, Prof. Coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social -MPIES UNEB- Pesquisadora do CEPICR/UNEB e Líder do GEPERCS/ UNEB, Bahia, Brasil.

Biografia: Pós doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutora em Ciências da Religião( PUC-GO), Mestra em Ciências da Religião ( PUC-GO).Pós- Graduada em Sociologia (UFMG) e História Econômica: Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce( (UNIVALE). .Membro da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM), Conselheira da Sociedade de Teólogos e Cientista da Religião -. SOTER (Regional Centro-Oeste). Atualmente é Coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES - UNEB -DEDC - Campus XI - Serrinha), Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia DEDC - Campus XII - Guanambi -(UNEB.. Tem experiência na área de Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Sociologia , Antropologia , Ciências Sociais Aplicada à Saúde, Metodologia da Pesquisa, Gênero , Religião e Internacionalização. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação,Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB)

Moderador: Prof. Dr. Paulo André da Rocha Pérris, Professor EBTT, (IFBA), Irecê, Bahia, Brasil.

Biografia: Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013). Graduação em CTRA - Curso Tecnólogo em Redes e Ambientes Operac. pela União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia - UNIBRATEC (2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação Tecnológica - EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Mídias Educacionais, acessibilidade, aprendizado colaborativo, sistemas operacionais, redes de computadores, redes hibridas.




Mesa VII: Território de Irecê - panorama e perspectivas

Participante: Prof. Urandi Roberto de Paiva, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e Unifacs, Brasil.

Biografia: Coordenador de estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e também é professor do curso de Economia da UNIFACS. Experiência na área de Economia, com ênfase em politicas públicas, indicadores sociais e econômicos, modelos matemáticos e econométricos.

Participante: Pe. Francisco, Coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território de Identidade de Irecê (CODETER).

Moderador: Prof. Dra. Maria Dorath Bento Sodré, Professora na UNEB-Universidade do Estado da Bahia em Irecê, Bahia, Brasil.

Biografia: Professora na UNEB-Universidade do Estado da Bahia em Irecê. Membro do CAECDT-Centro de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial/UNEB. Participo do Fórum de Educação do Campo. Docente no Colegiado de Pedagogia e Coordeno o curso de Bacharelado em Agroecologia. Licenciada em História (1996) pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Especialista em Teoria e Metodologia da História pela UEFS em 2000. Mestre em Educação e Contemporaneidade (2003) pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Doutora em Educação e Contemporaneidade (2015) pela UNEB no Programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade